Mais de 141 mil trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial PIS/Pasep, conforme informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (22). Os valores disponíveis somam R$ 145,7 milhões, que podem ser sacados até o dia 29 de dezembro, último dia do calendário de pagamentos.
No ano-base de 2023, 26.537.809 trabalhadores tinham direito ao abono salarial. Desses, 26.396.181 já receberam o benefício, totalizando mais de R$ 30,7 bilhões pagos.
O abono inclui também revisões de pagamentos dos últimos cinco anos. Quem perder o prazo deverá aguardar uma convocação especial do MTE para receber o dinheiro.
Quem tem direito ao abono salarial
Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos de média salarial mensal no ano trabalhado;
- Ter trabalhado remuneradamente por ao menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Ter seus dados corretamente informados pelo empregador no sistema eSocial.
Como consultar
É possível consultar o abono salarial a partir do dia 5 de cada mês pelos canais abaixo:
- Aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital;
- Portal Gov.br.
Trabalhadores que solicitaram recurso administrativo recebem o pagamento no dia 15 de cada mês, ou no próximo dia útil.
Onde sacar o benefício
O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, dependendo do vínculo do trabalhador.
No caso da Caixa, o valor é prioritariamente depositado via:
- Crédito em conta corrente ou poupança;
- Conta digital pelo aplicativo Caixa Tem.
Quem não possui conta pode sacar o valor em agências bancárias, lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui, entre outros canais.
No Banco do Brasil, o pagamento é feito por:
- Crédito em conta bancária;
- Transferência por Pix ou TED;
- Saque presencial em agências para não correntistas.
Calendário
O calendário de pagamento para 2025 iniciou em 17 de fevereiro e vai até 29 de dezembro, obedecendo o mês de nascimento do trabalhador para definir as datas.
Para 2026, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) já aprovou a liberação de R$ 33,5 bilhões, beneficiando 26,9 milhões de trabalhadores, com início previsto para 15 de fevereiro.
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem obter informações através:
- Do telefone 158 (Alô Trabalho);
- Das Superintendências Regionais do Trabalho;
- Do serviço Facilita Brasil.
Com informações Agência Brasil

