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segunda-feira, 22/12/2025

Mais de 141 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial; saiba como consultar

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Mais de 141 mil trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial PIS/Pasep, conforme informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (22). Os valores disponíveis somam R$ 145,7 milhões, que podem ser sacados até o dia 29 de dezembro, último dia do calendário de pagamentos.

No ano-base de 2023, 26.537.809 trabalhadores tinham direito ao abono salarial. Desses, 26.396.181 já receberam o benefício, totalizando mais de R$ 30,7 bilhões pagos.

O abono inclui também revisões de pagamentos dos últimos cinco anos. Quem perder o prazo deverá aguardar uma convocação especial do MTE para receber o dinheiro.

Quem tem direito ao abono salarial

Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos de média salarial mensal no ano trabalhado;
  • Ter trabalhado remuneradamente por ao menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Ter seus dados corretamente informados pelo empregador no sistema eSocial.

Como consultar

É possível consultar o abono salarial a partir do dia 5 de cada mês pelos canais abaixo:

  • Aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital;
  • Portal Gov.br.

Trabalhadores que solicitaram recurso administrativo recebem o pagamento no dia 15 de cada mês, ou no próximo dia útil.

Onde sacar o benefício

O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, dependendo do vínculo do trabalhador.

No caso da Caixa, o valor é prioritariamente depositado via:

  • Crédito em conta corrente ou poupança;
  • Conta digital pelo aplicativo Caixa Tem.

Quem não possui conta pode sacar o valor em agências bancárias, lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui, entre outros canais.

No Banco do Brasil, o pagamento é feito por:

  • Crédito em conta bancária;
  • Transferência por Pix ou TED;
  • Saque presencial em agências para não correntistas.

Calendário

O calendário de pagamento para 2025 iniciou em 17 de fevereiro e vai até 29 de dezembro, obedecendo o mês de nascimento do trabalhador para definir as datas.

Para 2026, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) já aprovou a liberação de R$ 33,5 bilhões, beneficiando 26,9 milhões de trabalhadores, com início previsto para 15 de fevereiro.

Canais de atendimento

Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem obter informações através:

  • Do telefone 158 (Alô Trabalho);
  • Das Superintendências Regionais do Trabalho;
  • Do serviço Facilita Brasil.

Com informações Agência Brasil

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