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terça-feira, 23/12/2025

Mais de 141 mil trabalhadores não retiraram abono salarial PIS/Pasep 2025

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Mais de 141 mil trabalhadores que têm direito ao abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, ainda não fizeram o saque do benefício, segundo informações do Ministério do Trabalho. Ao todo, R$ 145.788.353,00 continuam disponíveis para retirada até o dia 29 de dezembro, data limite do programa. Após esse prazo, os valores não sacados serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), mas ainda poderão ser recuperados por meio dos canais do Ministério do Trabalho.

O abono salarial é um benefício anual que pode chegar a até um salário-mínimo, concedido a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que atendam a requisitos específicos, como ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e recebido até dois salários-mínimos por mês. O valor pago é proporcional ao tempo trabalhado, variando de R$ 126,50 a R$ 1.518,00, sendo que quem trabalhou 12 meses completos no ano-base recebe o valor cheio.

Como consultar o benefício

Os beneficiários podem checar o banco responsável pelo pagamento, as datas e os valores pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br. Trabalhadores da iniciativa privada também têm a opção de usar os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal (PIS) ou pelo Banco do Brasil (Pasep) e pode ser recebido automaticamente em conta, via PIX, TED, ou presencialmente nas agências, mediante apresentação de documento de identificação.

Calendário de pagamento e público atendido

O calendário de 2025 segue o modelo de 2024, com pagamentos efetuados tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto para servidores públicos, conforme o mês de nascimento. A última remessa do ano foi liberada em agosto para quem nasceu em novembro e dezembro. Em novembro, um lote adicional beneficiou 1.640.201 trabalhadores com dados enviados tardiamente pelos empregadores, totalizando R$ 1,5 bilhão. Durante 2025, o governo federal disponibilizou R$ 30,7 bilhões para cerca de 26,5 milhões de trabalhadores, atingindo 99,47% do público previsto.

Quem tem direito ao abono

  • Estar inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para os programas;
  • Receber até dois salários-mínimos médios;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.

Quem não pode receber

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais ou urbanos que trabalham para pessoa física;
  • Empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Dúvidas e onde buscar informações

O Ministério do Trabalho oferece atendimento pelo telefone 158, pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo “UF” pela sigla do estado do trabalhador) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

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