Mais de 130 motoristas foram multados por dirigir embriagados em operações realizadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2026. Esse número é preocupante devido ao perigo que representa e reforça a seriedade de uma das principais causas de acidentes graves no trânsito.
Segundo a PMDF, as fiscalizações foram intensificadas no fim de semana com o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas. Além dos 137 casos de motoristas embriagados, as equipes também registraram 385 multas por uso do celular enquanto dirigiam, 88 por dirigir sem habilitação ou com a carteira vencida, e 360 por não usar o cinto de segurança.
Balanço semanal
No balanço referente à semana de 19 a 25 de janeiro, foram anotadas 219 multas por embriaguez ao volante em todo o DF. No mesmo período, foram registradas 1.737 infrações por uso indevido do celular, 173 por dirigir sem habilitação ou com a carteira vencida, e 1.418 por não usar o cinto de segurança.
A corporação enfatiza que as fiscalizações vão além da aplicação de multas, tendo como principal objetivo tirar de circulação motoristas que colocam vidas em risco. Dirigir sob efeito de álcool, usar o celular ao volante ou desrespeitar regras básicas de segurança aumenta muito as chances de acidentes com vítimas.
