Mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros entre 5 e 17 anos, cerca de 20,5 milhões de pessoas, realiza tarefas domésticas ou cuida de outras pessoas, como irmãos menores, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Trabalho de Crianças e Adolescentes 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse grupo representa 54,1% da população total de 37,9 milhões nessa faixa etária no país. Entre os adolescentes de 16 a 17 anos, 74,4% estavam envolvidos nessas tarefas, seguidos pelos jovens de 14 a 15 anos, com 73,7%. Já entre as crianças de 5 a 13 anos, 45,0% ajudavam nos afazeres domésticos ou cuidavam de outras pessoas.
Além disso, 1,1 milhão dessas crianças e adolescentes que cuidavam da casa também trabalhavam em atividades econômicas.
Os dados indicam que trabalhar fora não liberava as crianças e jovens das tarefas domésticas. Na verdade, a proporção daqueles que realizavam serviços domésticos era maior entre os que trabalhavam (74,0%) do que entre os que não trabalhavam em atividades econômicas (53,3%).
Quando se considera todas as crianças e adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil, seja em atividades econômicas ou produção para consumo próprio, 77,5% também faziam tarefas domésticas ou cuidavam de pessoas.
A pesquisa mostrou ainda que 89,8% dedicavam até 14 horas semanais a esses trabalhos domésticos ou cuidados, enquanto 8,2% passavam entre 15 e 24 horas por semana nessas atividades.
Estadão Conteúdo