24.5 C
Brasília
quinta-feira, 01/01/2026

Mais 124 brasileiros voltam dos EUA para o Brasil

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.2 °
66 %
1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
20 °
seg
20 °
ter
18 °

Em Brasília

O governo brasileiro realizou no dia 31 mais uma operação para receber brasileiros que estavam nos Estados Unidos e retornaram ao país. O avião que trouxe 124 pessoas aterrissou por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), conforme informação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Desde o começo deste ano, o programa “Aqui é Brasil” fez 37 operações, ajudando mais de 3 mil brasileiros em situação difícil a regressarem ao país. O número é quase o dobro das repatriações feitas em 2024, que foram 1,6 mil.

A maioria dos brasileiros que retornaram vieram dos Estados Unidos, de acordo com o ministério.

Nos últimos anos, as deportações em massa cresceram, sendo parte das promessas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afetando também brasileiros.

Depois do pouso, parte do grupo foi levada ao hotel que serve de base para atendimento especial, onde receberam comida, kits de higiene, apoio psicológico, acompanhamento médico e orientação para seguir até suas cidades de origem.

Quem já tinha família no local ou preferiu seguir viagem direto, ficou no aeroporto e foi acolhido ali. A Polícia Federal prendeu três pessoas, porém o MDHC não informou os motivos.

No total, entre os repatriados estavam 108 homens sozinhos, 15 mulheres sozinhas e um homem procurado pela Justiça, somando 124 pessoas.

A maioria tem entre 40 e 49 anos, são 50 pessoas, seguida pelos jovens de 18 a 29 anos, que são 35, e aqueles entre 30 e 39 anos, com 24 pessoas. Não houve crianças ou adolescentes.

O programa “Aqui é Brasil” é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, junto com outros ministérios, como Relações Exteriores, Desenvolvimento Social, Saúde e Justiça, para oferecer apoio humanitário.

Estadão Conteúdo

Veja Também