O ex-CEO e atual presidente do Google disse nesta segunda-feira, 13, em evento em Berlim, na Alemanha, que a maior rival da companhia é a Amazon.
“Muitas pessoas pensam que nossos principais concorrentes são o Bing ou o Yahoo. Mas, na verdade, o nosso maior concorrente é a Amazon”, disse Eric Schmidt à plateia.
De acordo com a BBC, a afirmação veio como forma de rebater alegações de que o Google estaria exercendo monopólio no mercado de buscas, sem rivais à altura. Atualmente, a empresa é alvo de uma investigação na União Europeia após denúncias antitruste.
Schmidt disse ainda que a concorrência na web “nem sempre é tão clara” e explicou por que a Amazon seria uma ameaça. “As pessoas não pensam na Amazon como busca, mas se você está em busca de algo para comprar, provavelmente você vai querer procurar primeiro na Amazon pelo produto”, afirmou.
“Eles são, obviamente, mais focados no lado comercial da equação, mas, em suas raízes, eles estão respondendo a perguntas e pesquisas dos usuários, assim como nós fazemos”, completou.
Além da Amazon, o executivo disse que a concorrência pode surgir de lugares não esperados. “Alguém, em algum lugar, em uma garagem, está mirando nossa empresa. Eu sei bem disso, porque não há muito tempo nós mesmos estávamos numa garagem. A mudança vem de onde você menos espera”. “O próximo Google não vai fazer o que o Google faz assim como o Google não fez o que o AOL fazia”, acrescentou.
Fonte: Olhar digital