Goiânia – “Aruninha, minha filha, mamãe te ama muito”, expressa a comovente homenagem de Liliane Cristina da Silva, mãe das gêmeas siamesas que foram separadas na capital de Goiás. A mãe acompanhou a homenagem com uma fotografia do caixão da bebê adornado com flores.
Aruna Rodrigues faleceu na quarta-feira (24/12), véspera de Natal, devido a uma infecção. A criança morreu cerca de sete meses após a irmã, Kiraz Rodrigues, que faleceu 10 dias após a cirurgia de separação, realizada pelo médico Zacharias Calil, em maio deste ano.
“Hoje nos despedimos da pequena Aruna, com o coração apertado e em oração. Foram meses de luta, de esperança, de recaídas e incertezas. Meses de pesquisas, cuidados intensivos e muitas orações feitas por milhares de pessoas que acreditaram até o fim. Hoje, Deus resolveu aliviar o sofrimento de Aruna e a levou para perto de sua irmã, Kiraz. Uma dor imensa para todos nós, especialmente para essa família que lutou com coragem, fé e amor pelas suas gêmeas siamesas”, escreveu o médico em uma publicação nas redes sociais.
Ao informar o falecimento da filha, o pai de Aruna, Alessandro Rodrigues compartilhou um vídeo. Segundo ele, a menina saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e foi transferida para a enfermaria, estando sob tratamento para uma infecção.
“A neném passou por diversos procedimentos e cirurgias, e conseguiu superar todas, mas infelizmente não resistiu a essa última fase, que foi a transferência da UTI para o quarto”, comentou. O hospital lamentou o falecimento e informou que a menina recebeu acompanhamento diário da equipe médica.
Segundo a instituição, Aruna apresentou uma melhora significativa, o que possibilitou sua transferência para a enfermaria no começo de dezembro. Porém, depois ela enfrentou complicações respiratórias graves e precisou retornar à UTI.
Caso raro
As gêmeas, com 1 ano e seis meses de idade, nasceram unidas pelo tórax, abdômen e região pélvica. A cirurgia para separá-las foi realizada no Hecad, em Goiânia, durando aproximadamente 19 horas, iniciando no dia 10 e terminando no dia 11 de maio.

