Seis pessoas foram assassinadas na madrugada deste domingo (28/12) em uma área comercial de frutos do mar na praia de Puerto López, no Equador. A localidade é uma vila de pescadores na província de Manabí, no noroeste do país. Entre as vítimas estavam uma criança de dois anos e sua mãe.
Os responsáveis pelo ataque estavam em uma caminhonete e motocicletas, utilizando armas de grande calibre, conforme o jornal regional El Diario. Eles dispararam de forma indiscriminada contra as pessoas no local, que é conhecido como um ponto turístico.
A Polícia Nacional do Equador associa o ato de violência a conflitos internos pelo controle territorial, decorrentes da divisão da organização criminosa Los Choneros, que atua em várias províncias costeiras do país.
Após os assassinatos, o ministro do Interior, John Reimberg, se dirigiu ao município de Puerto López para coordenar as ações contra os grupos criminosos. Apesar do reforço na segurança pública na região, nenhuma prisão foi realizada até o momento.
Me encuentro en Puerto López con la Policía Nacional, que está desplegada en todo el cantón para identificar y capturar a los responsables de los hechos ocurridos esta mañana. No habrá impunidad. Los culpables serán encontrados, se oculten donde se oculten. El Estado actuará… – John Reimberg
Possível causa
Acredita-se que os seis homicídios estejam ligados a dois assassinatos ocorridos na noite anterior (27/12), quando dois irmãos, apontados como líderes de uma gangue, foram mortos a tiros a apenas dois quarteirões da praia.
De acordo com o boletim de ocorrência, os familiares se opuseram à transferência dos corpos para o Instituto Médico Legal de Manta, interceptando a ambulância que realizava o transporte e exigindo que os cadáveres fossem levados para casas particulares.
O Equador enfrenta um aumento significativo na violência nos últimos anos, motivado, entre outras razões, pelas mudanças nas rotas do tráfico de drogas. Entre 2019 e 2024, os homicídios subiram 588%, tornando o país um dos mais violentos da América Latina.

