23.5 C
Brasília
segunda-feira, 01/09/2025

Maduro mobiliza pescadores para se defender dos EUA

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
23.5 °
41 %
5.1kmh
0 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
23 °

Em Brasília

Diante das ameaças dos Estados Unidos, o governo de Nicolás Maduro mobilizou até mesmo pescadores para proteger a Venezuela. Autoridades venezuelanas informaram essa ação nesta segunda-feira (1º/9).

De acordo com o ministro da Pesca e Agricultura da Venezuela, Juan Carlos Loyo, mais de 1 mil pescadores foram convocados na região costeira de Cabo de San Román.

No último final de semana, o governo da Venezuela realizou uma nova chamada para o alistamento de civis na Milícia Nacional Bolivariana, como parte dos esforços de Maduro para enfrentar as ameaças dos EUA. Além disso, embarcações da Marinha venezuelana foram enviadas para patrulhar as águas próximas ao país.

Cerco dos EUA

Nicolás Maduro foi acusado pelo governo de Donald Trump de ser líder do cartel Los Soles, um grupo classificado por Washington como uma organização terrorista.

A suposta conexão do presidente venezuelano com o tráfico internacional de drogas — ainda sem evidências concretas — ocorre em meio a uma mudança na política dos EUA, que agora considera certos cartéis como organizações terroristas.

Essa decisão permite que os Estados Unidos enviem tropas a outros países sob o pretexto do combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo internacional.

Atualmente, uma frota naval dos EUA está se aproximando da costa venezuelana, enquanto o governo americano assegura que utilizará todos os seus recursos para combater o tráfico na América Latina.

Veja Também