O presidente Nicolás Maduro da Venezuela anunciou um Exercício Nacional de Proteção Civil para este sábado (27/9), com o objetivo de capacitar a população para enfrentar situações de desastres naturais e conflitos armados.
A declaração foi feita durante a jornada de Poder Comunitário no estado de Miranda. Maduro destacou a necessidade de união entre civis, militares e policiais para aumentar a resistência da comunidade.
“Convoco todo o povo, de forma unida entre civis, militares e policiais, para participar do Exercício Nacional de Proteção Civil, preparado para situações de desastres naturais e possíveis conflitos armados”, afirmou Maduro.
Participarão do exercício órgãos como a Proteção Civil, Bombeiros, Polícia Nacional Bolivariana, polícia estadual, Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), escolas de ensino médio, hospitais e centros de saúde.
Esta iniciativa ocorre após uma série de eventos sísmicos registrados no último dia 24/9, atribuídos a um conjunto de falhas geológicas na América do Sul, conforme explica Maduro.
O presidente também pediu ajuda aos que possuem habilidades em primeiros socorros e incentivou a grande participação da população. Segundo ele, pessoas bem treinadas são capazes de resistir em qualquer situação, pois esse é o lema da ação.