Um vídeo que mostra um macaco-aranha passeando livremente em uma praia na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, no oeste do Pará, viralizou nesta semana. As imagens capturam o animal andando e interagindo amigavelmente com visitantes. O responsável pelo vídeo até brincou dizendo: “Não é IA [inteligência artificial], não”.
Segundo o Instituto Conservacionista Anami, que atua na proteção e reabilitação de primatas, o macaco-aranha pertence à família Atelinae. Essa espécie de porte médio mede cerca de 60 cm e habita a região amazônica brasileira, sendo também encontrada no Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Uma das características mais marcantes do macaco-aranha são seus membros longos e delgados — eles são maiores que seu tronco. O animal utiliza tanto suas patas quanto a cauda para se movimentar entre as árvores. É incomum vê-lo no solo, pois prefere permanecer nas partes altas das árvores, tornando o registro na areia uma cena pouco comum e especial, especialmente na região do Pará.