A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu nesta terça-feira uma visita de cortesia do técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, ex-treinador da Seleção Brasileira. O convite foi feito pelo presidente da Casa, Deputado Wellington Luiz, do MDB.
A visita tem um contexto político, pois Luxemburgo está sendo considerado como possível candidato ao Senado em Tocantins pelo partido Podemos. Ele, que também é amigo do deputado distrital Chico Vigilante (PT), conversou com a imprensa após o encerramento da sessão.
Discurso para estudantes
Durante a sessão da CLDF, que estava suspensa, o técnico Luxemburgo sentou-se e falou para os alunos presentes. Ele destacou a importância dos valores familiares e do esporte.
“Respeitem seus pais, porque a família é essencial. Tenho 73 anos e a vida passa rápido”, disse Luxemburgo aos estudantes. Ele também incentivou os jovens a praticar esportes e reduzir o uso dos celulares, explicando que “o esporte afasta da criminalidade e a política ajuda a resolver os problemas do Brasil e do mundo”.
No final da sessão, Luxemburgo declarou que pretende usar sua experiência para ajudar a população. “Já não estou mais no futebol, agora vou sair de vez”, disse em tom de brincadeira.
Wellington Luiz aproveitou para convidar o ex-técnico a entrar no MDB, mas explicou que Luxemburgo já está no Podemos, brincando: “Vou convidá-lo antes que o Chico faça”.
Futebol
Vanderlei Luxemburgo também falou sobre a Seleção Brasileira. “Muitos têm medo de dizer, mas eu falo: não precisamos de técnico estrangeiro. Olhe a Itália, que colocou muitos estrangeiros no time e não conseguiu se classificar para duas Copas do Mundo seguidas. Não podemos enfrentar dificuldades assim”, afirmou.
Sobre quem deveria ser o próximo técnico do Brasil após a Copa do Mundo, ele preferiu não opinar.