O governo do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio anunciaram luto oficial de três dias em homenagem a Preta Gil, que faleceu neste domingo (20/7) em Nova York. A cantora lutava contra um câncer no intestino e estava na cidade há algumas semanas para receber tratamento experimental.
Em comunicado oficial, o governo do Rio destacou que Preta Gil foi um símbolo de representação na cultura brasileira, cuja voz teve grande impacto em causas sociais, sempre com muita autenticidade, deixando um legado repleto de alegria e representatividade.
O prefeito Eduardo Paes ressaltou a energia positiva e a alegria que a artista sempre transmitiu. “Conheci poucas pessoas que irradiavam vibrações tão positivas e que cultivavam tantas amizades por onde passavam. É muito triste perder alguém assim”, declarou o prefeito.
Luta contra a doença
Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Passou por quimioterapia, radioterapia e cirurgia no Brasil, mas em agosto de 2024 a doença voltou em outras partes do corpo, o que demandou novos tratamentos.
Nos Estados Unidos, ela continuou se tratando com terapias inovadoras, residindo em Nova York e viajando para Washington para cuidados em centro médico especializado.
Na noite de domingo, Gilberto Gil compartilhou nas redes sociais uma nota informando que a família está cuidando de todos os procedimentos necessários para trazer o corpo da filha de volta ao Brasil.