18.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

Lula volta a Minas Gerais em meio a dúvidas sobre apoio para 2026

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
19.5 °
18.5 °
88 %
1.5kmh
0 %
qui
30 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
24 °
seg
22 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Minas Gerais nesta quinta-feira (11/12) cumprindo compromissos em duas cidades, enquanto enfrenta um impasse sobre quem apoiar no estado nas eleições que se aproximam. Ele visitará Belo Horizonte e Itabira, onde participará de eventos ligados à saúde e outras ações do governo federal.

Com menos de um ano para o primeiro turno, a situação política em Minas Gerais permanece incerta. Lula apoia a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao governo do estado, mas o senador, após ter ficado de fora da indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) em favor do advogado-geral da União Jorge Messias, mostrou intenção de deixar a política ao final de seu mandato, em 2027.

Rodrigo Pacheco foi convidado a se juntar aos compromissos do presidente nesta quinta, porém optou por não participar. “Não poderei estar presente. Mas é sempre uma honra ser convidado pelo presidente e uma satisfação recebê-lo em Minas”, declarou o senador.

A equipe do senador informou ao Metrópoles que ele estará concentrado em acompanhar projetos legislativos da sua autoria em tramitação no Congresso, como o PL do devedor contumaz, que estabelece normas e penalidades para empresas que fraudam impostos repetidamente. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (9/12) e aguarda sanção presidencial.

Sem o apoio de Pacheco, o PT busca outras alternativas para fortalecer a campanha de reeleição do presidente no estado, que tem o segundo maior eleitorado do país, atrás apenas de São Paulo.

Na última terça-feira (9/12), o presidente do PT, Edinho Silva, citou possíveis nomes para compor o palanque do partido, entre eles o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT), o deputado estadual Tadeu Leite (MDB), a prefeita de Contagem Marília Campos (PT) e a prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão (PT).

No entanto, Edinho Silva não descarta retomar o diálogo com Rodrigo Pacheco. “Se ele quiser conversar sobre a tática eleitoral em Minas, serei o primeiro a procurá-lo”, afirmou.

Na agenda de quinta-feira, pela manhã, o presidente estará em Itabira para a inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, com visita às instalações da unidade de saúde.

Depois, seguirá para Belo Horizonte para acompanhar o lançamento da Caravana Federativa, ação que visa aproximar o governo federal dos estados e municípios.

O evento contará com a presença das ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), além dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde), entre outras autoridades.

Veja Também