17.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/06/2025




Lula vai debater derrota do IOF com equipe na quinta, diz Jaques Wagner

Brasília
nuvens dispersas
17.5 ° C
18.9 °
17.5 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
25 °
sex
28 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °

Em Brasília

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar na manhã desta quinta-feira, 26, com sua equipe para definir os próximos passos após a rejeição do decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo o senador, ainda não há decisão sobre levar a questão à Justiça, e ele minimizou o impacto da derrota. “Conversei com o presidente pouco antes da votação no Palácio do Planalto. Ele é uma pessoa com muita experiência e serenidade. Derrotas e vitórias fazem parte do processo. Não há motivo para estresse”, afirmou Wagner após a votação.

O senador ressaltou que a maior parte da população desconhece o que é o IOF: “Nosso objetivo era promover justiça tributária. Noventa por cento dos brasileiros não sabem sequer o que é IOF. Apenas quem realiza investimentos conhece o imposto, principalmente os grandes investidores.”

Wagner criticou a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de colocar o projeto na pauta e disse ter sido informado na manhã de quarta-feira, 25, sobre a intenção de pautá-lo também no Senado. “Disseram que o projeto seria votado entre 23h30 e meia-noite. Isso me parece inadequado.”

Ele acrescentou que essa derrota não deve impactar os demais projetos apresentados pelo governo, como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais. “Creio que não haverá grandes dificuldades para aprovar essa matéria.”




Veja Também