O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na quarta-feira (27/8) o decreto que regula a TV 3.0. Essa nova tecnologia une a TV aberta à internet de forma gratuita. A assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, com o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, e representantes do setor presentes.
O decreto estabelece uma implantação gradual da tecnologia, com as primeiras transmissões previstas para o primeiro semestre de 2026. A expectativa é atingir todo o Brasil em até 15 anos.
A nova geração de TV terá qualidade de imagem de até 8K, áudio imersivo, interatividade, conexão com a internet e acesso a serviços digitais públicos. O padrão atual ISDB-T será substituído pelo ATSC 3.0.
O que a TV 3.0 vai oferecer:
- Login do usuário para personalizar conteúdo e publicidade.
- Capacidade de análise do consumo para anúncios segmentados.
- Áudio e vídeo de alta qualidade (4K, HDR, som imersivo) com opções para ajustar áudio em transmissões específicas, como jogos esportivos.
- Integração com internet, aplicativos e novos serviços digitais.
- Sincronização entre programação aberta e streaming, incluindo conteúdos locais e nacionais.
Principais mudanças
A navegação será mais interativa, com canais exibidos como aplicativos na tela, embora o método tradicional de canais por número continue disponível. Os canais poderão transmitir ao vivo e incluir conteúdos sob demanda como séries e jogos.
As emissoras poderão personalizar temas e anúncios conforme a preferência dos telespectadores, que também poderão interagir com os anúncios e receber conteúdos exclusivos.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a imagem terá ao menos quatro vezes mais qualidade. A TV Digital atual em Full HD passará a ser transmitida em até 4K pelo ar e até 8K via internet. O contraste será melhorado usando HDR (High Dynamic Range).
O som também será aprimorado com a tecnologia imersiva, proporcionando ao público a sensação de presença no ambiente assistido. Além disso, haverá opção para o telespectador ajustar o áudio conforme sua preferência.