O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (23/12), um decreto que declara a cultura gospel como uma manifestação cultural nacional.
O ato foi realizado durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Em seu discurso, o presidente destacou que a proposta do decreto foi apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
“Antes do fim do ano, estamos atendendo a uma reivindicação que representa justiça ao povo evangélico e à música gospel”, afirmou o presidente.
O presidente também ressaltou que esta ação simboliza um avanço significativo para o reconhecimento e respeito à comunidade evangélica no Brasil. “É um ato simples, porém com uma importância simbólica muito grande”, enfatizou.
Ministros e parlamentares evangélicos participaram da solenidade, entre eles a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), o ministro Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ).
Durante o evento, artistas gospel apresentaram canções para os presentes. O pastor Marco Davi de Oliveira, da Igreja Batista, fez um breve pronunciamento.

