15.5 C
Brasília
quarta-feira, 01/10/2025




Lula recebe convite para posse no stf de ministros do tribunal

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.6 °
15.5 °
63 %
1.5kmh
0 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
30 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta tarde de terça-feira (16/9) os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em seu gabinete no Palácio do Planalto.

Os ministros entregam pessoalmente o convite para a cerimônia de posse da nova presidência do STF, que acontecerá no dia 29 de setembro. Fachin, atual vice-presidente, passará a comandar o STF, enquanto Moraes assumirá a vice-presidência.

A escolha para esses cargos foi feita por meio de uma eleição simbólica em 13 de agosto, respeitando a ordem de antiguidade. Edson Fachin, que integra a corte desde junho de 2015, também será presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O encontro ocorre poucos dias após um incidente envolvendo Melina Fachin, filha do ministro Edson Fachin, que sofreu agressões verbais e uma cusparada no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Melina é professora na instituição.

Edson Fachin é natural de Rondinha (RS), doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui pós-doutorado no Canadá. É autor de várias publicações jurídicas.

Alexandre de Moraes, que vai ocupar a vice-presidência do STF, nasceu em São Paulo (SP), possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de numerosos livros e artigos acadêmicos. Anteriormente, atuou como promotor, advogado, professor, consultor jurídico e ministro da Justiça. Ele tomou posse no STF em março de 2017.




Veja Também