28.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Lula reafirma comércio livre com Nigéria e quer o país no G20

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
24 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
29 °

Em Brasília

Durante a visita oficial do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a importância de fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e a Nigéria. Em pronunciamento à imprensa, o líder ressaltou o compromisso com o comércio livre, mesmo diante do ressurgimento de medidas protecionistas, como a guerra tarifária implementada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Neste período em que o protecionismo e o unilateralismo se fazem presentes novamente, Brasil e Nigéria reafirmam a confiança no comércio livre e na cooperação produtiva. Continuamos dedicados à construção de um mundo pacífico e sem imposições dominantes”, afirmou o presidente em seu discurso nesta segunda-feira (25/8).

A visita de Bola Tinubu acontece no contexto dos esforços do governo Lula para ampliar a rede de parceiros comerciais, buscando alternativas ao aumento das tarifas imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. No ano anterior, a Nigéria se destacou como o quarto maior parceiro comercial do Brasil no continente africano.

Nesta segunda-feira, ambos os países firmaram acordos nas áreas de aviação, ciência e tecnologia, além de fortalecerem laços em relações externas. Durante a declaração, Lula também defendeu a entrada da Nigéria no G20, grupo que reúne as maiores economias globais, bem como a reforma do Conselho de Segurança da ONU, incluindo a participação ampliada de países africanos.

“Com uma população de 230 milhões de habitantes e vastos recursos naturais, a Nigéria é um parceiro importante do BRICS e possui um papel fundamental nas discussões sobre a modernização das instituições globais de governança. O país tem todos os pré-requisitos para integrar plenamente o G20. Temos visões muito semelhantes sobre o protagonismo do Sul Global em uma ordem mundial multipolar”, destacou Lula.

“É crucial que as nossas regiões estejam devidamente representadas em um Conselho de Segurança da ONU renovado”, acrescentou o presidente.

Veja Também