21.5 C
Brasília
quarta-feira, 19/11/2025




Lula quer mostrar para Trump que clima é importante

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
20.4 °
54 %
2.6kmh
0 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
20 °
seg
17 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (19/11) que está muito satisfeito com os avanços obtidos até agora na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Ele acredita que poderá convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da relevância das questões ambientais.

“Estou muito contente com os resultados até aqui. Acredito que em algum momento conseguirei mostrar para o presidente dos EUA que o problema do clima é sério e que o desenvolvimento sustentável é necessário”, afirmou Lula em entrevista coletiva realizada em Belém (PA).

O presidente ressaltou que o respeito à soberania política, ideológica, territorial e cultural de cada nação é fundamental. “Não queremos impor nada, apenas mostrar que é possível e que devemos buscar soluções juntos”, complementou.

Donald Trump não compareceu à cúpula ambiental e não enviou representantes para o evento. Em janeiro, após assumir seu segundo mandato, ele assinou um decreto para retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris e segue publicamente duvidando da existência do aquecimento global e dos efeitos dos combustíveis fósseis.

Lula também expressou seu desejo de acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia, dizendo que “sonha em ver esse guerra encerrada, pois não há motivos para sua continuação”. Ele está esperançoso de que as negociações na COP30 possam resultar em um acordo positivo para o mundo.

O presidente viajou para Belém (PA) na manhã desta quarta-feira para participar das negociações finais do evento, que se encerra na sexta-feira (21/11). Seu objetivo é fortalecer os investimentos e garantir um resultado favorável para a conferência climática.




Veja Também