O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira, 2, por telefone com o presidente americano Donald Trump. A chamada, que durou 40 minutos, abordou questões comerciais e a luta contra o crime organizado.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que Lula considerou positiva a decisão dos EUA de retirar a sobretaxa de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. No entanto, ele destacou que ainda há outros produtos, que representam cerca de 22% das exportações brasileiras para os EUA, que continuam com tarifas. Lula expressou o desejo de avançar rapidamente nessas negociações.
Lula também ressaltou a importância de fortalecer a cooperação entre Brasil e EUA para combater o crime organizado internacional. Ele mencionou operações recentes feitas pelo governo brasileiro para dificultar financeiramente o crime, além de apontar conexões dessas organizações criminosas que atuam a partir do exterior.
Segundo a Secom, Trump demonstrou interesse em colaborar com o Brasil e prometeu apoio total a iniciativas conjuntas para enfrentar essas organizações criminosas.
Estadão Conteúdo

