O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (30) sobre como incentivar pesquisas e colocar os biocombustíveis entre os produtos que o Brasil exporta.
Ele se reuniu no Palácio do Planalto com Erasmo Carlos Battistella, CEO da Be8, e Denis Güven, presidente da Mercedes-Benz no Brasil e América Latina.
Foi apresentada a Rota Sustentável COP30, uma iniciativa com caminhões e ônibus que usam o biocombustível Be8 BeVant, que pode reduzir quase totalmente a emissão de gases poluentes comparado ao diesel tradicional.
O projeto testa o novo combustível em veículos da Mercedes-Benz, enquanto outros veículos utilizam diesel misturado com 15% de biodiesel para comparação.
Os veículos saíram de Passo Fundo (RS) no dia 20 e seguirão até Belém (PA), onde será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros.
Segundo Battistella, o BeVant pode substituir o diesel em muitos tipos de motores, especialmente em longas distâncias onde a eletrificação é difícil.
Ele pediu apoio do presidente, junto ao MDIC e Apex, para colocar os biocombustíveis nas exportações do Brasil, destacando que esta é uma solução imediata para reduzir a poluição.
Lula sugeriu testar o combustível em veículos produzidos pela Mercedes-Benz na Alemanha para avaliar a redução dos gases de efeito estufa.
O presidente afirmou: “Quem sabe possamos exportar esse combustível para o mundo, importando caminhões e exportando biocombustível para a Alemanha”.
Ele ressaltou a capacidade agrícola do Brasil para produzir matéria-prima para biocombustíveis e a força da indústria brasileira no desenvolvimento de novas tecnologias como o BeVant.
“Com a inteligência dos brasileiros, podemos mostrar ao mundo que a transição para energia limpa é possível com vontade política e coragem”, disse.
Petróleo
Lula também falou que não será possível abandonar os combustíveis fósseis imediatamente e mencionou a controvérsia sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, no Norte do país, que tem potencial de pré-sal.
Este mês, a Petrobras recebeu licença do Ibama para iniciar pesquisas na região.
O presidente afirmou: “É necessário acabar com o uso dos combustíveis fósseis gradualmente, cuidando do meio ambiente. O Brasil quer ser referência em transição energética e continuará usando petróleo enquanto for necessário”. Ele declarou ainda que a Petrobras se transformará em uma empresa de energia.
Informações fornecidas pela Agência Brasil.
