O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com a TV Record e falou sobre a necessidade do Brasil se juntar a outros países que também foram taxados pelos Estados Unidos para levar essa questão à Organização Mundial do Comércio (OMC). Isso acontece após o presidente americano, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Lula explicou que o governo, através do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), já debate com os Estados Unidos sobre o assunto. Ele destacou que a OMC pode ser um caminho para resolver o problema, criando um grupo de países afetados para entrar com um recurso. Caso isso não funcione, poderá ser adotada a Lei da Reciprocidade.
O presidente também comentou que a carta do presidente Trump não trouxe novas ameaças, sendo semelhante ao que já havia sido dito antes. Ele mencionou ainda que os países do BRICS estão discutindo a criação de uma moeda alternativa ao dólar para o comércio entre eles.
Lula explicou que não é necessário usar o dólar para negociar com países como Venezuela, Bolívia, Chile, Suécia, União Europeia ou China, e que as transações podem ser feitas usando as moedas locais. Caso haja discordância, ele acredita que o ideal é levar a discussão a um fórum internacional para tratar o tema de forma civilizada.
Estadão Conteúdo