Nova York – Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, expressou satisfação após encontro bilateral com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (24/9), em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. “O presidente brasileiro e sua equipe demonstraram compromisso claro com o cessar-fogo e a busca por paz na Ucrânia”, afirmou Zelensky ao Metrópoles ao sair da reunião.
Zelensky ressaltou que a conversa com o presidente brasileiro foi positiva, apesar de ambos já terem tido divergências diplomáticas devido à relação do Brasil com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. “O tempo foi curto, a reunião durou cerca de uma hora, e acredito que poderíamos ter discutido temas bilaterais, como economia; continuaremos essa conversa na próxima oportunidade”, explicou Zelensky, que também se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia da ONU para solicitar apoio para o fim do conflito.
“Lula me garantiu que fará o possível para promover a paz na Ucrânia, e sou grato pelo posicionamento claro dele”, finalizou Zelensky.