11.5 C
Brasília
quarta-feira, 13/08/2025

Lula planeja abrir novos mercados para exportar e driblar tarifaço

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
11.5 °
71 %
5.7kmh
0 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
28 °

Em Brasília

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), informou nesta terça-feira (12/8) que a estratégia emergencial elaborada pelo governo federal para minimizar os efeitos do aumento de tarifas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inclui a busca por novos mercados para a exportação. Além disso, o governo está preparando linhas de crédito para auxiliar setores econômicos impactados pelas medidas tarifárias.

“A assistência envolve a abertura de novos mercados para nossos produtos e, também, o apoio por meio de linhas de financiamento aos setores exportadores”, explicou o ministro em entrevista à rádio Alvorada FM, na Bahia.

O Brasil tem mantido conversações com países como China e Índia visando ampliar a comercialização de produtos, buscando substituir o mercado norte-americano para os quais as exportações foram afetadas. A Índia, que também enfrenta tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos, está tentando vender seus produtos ao Brasil e a outros países. Estamos conversando sobre quais produtos podem ser adquiridos e vendidos nos dois lados”, detalhou o ministro.

Segundo Rui Costa, o conjunto de medidas para responder ao aumento tarifário será divulgado entre esta terça e quarta-feira (13/8). Na segunda-feira (11/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se com seus assessores por cerca de duas horas para ajustar a proposta, e outra reunião está marcada para esta terça.

O governo estima que 36% das exportações brasileiras terão uma sobretaxa de 50% para entrar nos Estados Unidos, conforme afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Em outras palavras, mais de um terço dos produtos que o Brasil exporta para os EUA sofrerá um aumento significativo na tarifa exigida na entrada.

Veja Também