Kuala Lumpur — Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, deram entrevista à imprensa na madrugada deste domingo (26/10), pouco antes de uma reunião para debater as altas tarifas que Washington aplicou a produtos brasileiros.
Depois de cerca de 10 minutos, o presidente brasileiro interrompeu a entrevista dizendo que eles tinham pouco tempo disponível na agenda.
“Sugiro que façam a entrevista depois do nosso encontro, pois temos pouco tempo, e se continuarmos aqui, poderemos perder esse tempo”, afirmou Lula. Trump sorriu e concordou com a declaração.
Lula continuou: “Se vocês tiverem paciência, saberão o resultado da reunião. Mas se ficarem impacientes, ficarão apenas com nossas suposições. Por isso, recomendo que iniciemos nosso encontro.”
Em seguida, Trump comentou que algumas perguntas dos jornalistas eram cansativas e finalizou a entrevista.
O encontro entre Lula e Trump aconteceu durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia. O diálogo durou cerca de 50 minutos e, conforme o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, equipes de negociação de ambos os países devem se reunir ainda neste domingo para continuar as negociações.
Durante a reunião, Lula pediu novamente a retirada temporária das tarifas impostas a produtos brasileiros enquanto as negociações estão em andamento. Ele também solicitou o cancelamento das sanções aplicadas a autoridades brasileiras com base na Lei Magnitsky.
