22.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Lula mostra cartaz pedindo taxação dos muito ricos em protesto

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
22.3 °
68 %
1kmh
0 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
19 °

Em Brasília

São Paulo, 02 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exibiu um cartaz pedindo a ‘taxação dos muito ricos’ durante uma celebração da independência da Bahia nesta quarta-feira, 2. O presidente compartilhou uma foto do evento em suas redes sociais, onde aparece ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Em sua publicação no X (antigo Twitter), o presidente afirmou: ‘Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso’. A mensagem recebeu apoio de integrantes do governo, como o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), entre outros.

Lula tem adotado a oposição entre pobres e ricos como uma tática política. O partido do presidente iniciou uma campanha que defende o aumento de impostos sobre os ‘BBB’, que seria a sigla para bilionários, bancos e apostas. Para divulgar essa ideia, o PT produziu um vídeo usando Inteligência Artificial para questionar a carga tributária que recai sobre os mais ricos.

O objetivo é se preparar para a corrida presidencial de 2026 e intensificar a narrativa do ‘nós contra eles’, sugerindo que uma pequena elite privilegiada deseja manter a atual carga tributária inalterada.

Lula chegou a declarar haver uma ‘rebelião dos mais ricos por causa do projeto de lei que isenta o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil’. ‘Queremos apenas diminuir os privilégios de alguns para garantir direitos a outros’, afirmou durante o lançamento do Plano Safra.

As críticas também são direcionadas à Câmara dos Deputados, que, em 25 de julho, derrubou o decreto do governo que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) chamou o Congresso de ‘inimigo do povo’ no X, destacando que o decreto buscava justiça tributária ao onerar quem pode e deve pagar mais.

Na última segunda-feira, 30 de junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a estratégia do governo de acusar o Congresso de trair os interesses da população. ‘Quem reforça o conflito entre nós acaba governando contra todos’, disse Motta em vídeo postado em seu Instagram. Ele completou: ‘A polarização política no Brasil tem cansado muita gente, e agora querem criar uma divisão social’.

Veja Também