A última sondagem realizada pela Genial Quaest, divulgada na quinta-feira (18/9), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente em todos os cenários, seja no primeiro turno ou no segundo, para as eleições de 2026. De acordo com a pesquisa, os números são semelhantes aos da rodada anterior, feita em agosto.
Foram avaliados oito cenários estimulados para o primeiro turno. No cenário inicial, Lula alcança 32% das intenções de voto; o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, tem 24%; o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), fica com 8%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), obtém 5%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem 4%. Nessa hipótese, os votos em branco, nulos ou de quem não vai votar somam 11%, enquanto os indecisos chegam a 5%.
Nos cenários 2 e 3, Lula disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principais nomes cogitados para a candidatura da direita, dada a inelegibilidade de Bolsonaro.
Contra Michelle Bolsonaro, Lula tem 33%, Michelle 18%, Ciro Gomes 13%, Ratinho Júnior 8%, Romeu Zema 6% e Ronaldo Caiado 5%. Indecisos somam 5% e votos em branco, nulo e abstenções 12%.
No confronto com Tarcísio de Freitas, Lula alcança 35%, contra 17% do governador paulista; Ciro Gomes tem 13%, Ronaldo Caiado 6% e Romeu Zema 5%. Os indecisos chegam a 6%, e votos em branco, nulo e de abstenção somam 18%.
No cenário 5, o número de candidatos é menor, e Lula alcança 40% contra 20% de Tarcísio de Freitas. O terceiro é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 16%. Indecisos somam 5% e votos em branco, nulo e abstenções 19%.
Enquanto no cenário 1 Lula tem o menor percentual (32%), no cenário 8 o presidente sobe para 43%. Neste cenário, o segundo é Eduardo Bolsonaro com 21% e o terceiro Ronaldo Caiado com 12%. Indecisos e votos em branco, nulo e abstenções somam 5% e 19%, respectivamente.
Segundo turno
No segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula lidera com 47% das intenções, e Bolsonaro tem 34%. Os indecisos são 2%, e votos em branco, nulo e abstenções somam 17%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O cenário 2 de segundo turno mostra Lula com 43% contra 35% de Tarcísio de Freitas, com indecisos em 3% e votos em branco, nulo e abstenções em 19%.
A pesquisa também avaliou outros confrontos entre Lula e candidatos como Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Eduardo Bolsonaro.
A sondagem foi feita entre 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, com entrevistas presenciais domiciliares. A confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.