Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma nova medida provisória que disponibiliza R$ 6 bilhões para linhas de crédito do BNDES, destinadas à compra de caminhões novos ou usados. A medida foi anunciada no Diário Oficial da União na noite de terça-feira, 16.
Esses financiamentos vão seguir regras para garantir que os caminhões tenham uma quantidade mínima de peças produzidas no Brasil e respeitem critérios de sustentabilidade social, ambiental e econômica, definidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Os caminhões novos financiados devem ser fabricados no país e registrados no sistema do BNDES chamado Credenciamento de Fornecedores Informatizado (CFI). Já para os caminhões usados, o financiamento é exclusivo para motoristas autônomos e pessoas ligadas a cooperativas de transporte rodoviário de cargas.
Além disso, a medida modifica outra MP para facilitar o pagamento de dívidas contraídas entre julho de 2024 e junho de 2025, inclusive aquelas renegociadas, utilizando uma linha de crédito rural específica.
Fonte: Estadão Conteúdo.

