O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a redução da pobreza no Brasil, divulgada pelo IBGE. Ele explicou que isso acontece porque os preços estão mais baixos e os salários mais altos, o que significa mais dinheiro para as pessoas trabalhadoras.
“Hoje, temos a menor inflação em quatro anos, o maior aumento do salário mínimo e a maior massa salarial da história do país. Também temos o menor desemprego e o menor índice de pobreza que já existiu nos 525 anos do Brasil. Isso acontece porque o dinheiro está chegando na mão do povo,” disse o presidente durante visita a uma fábrica de carros no Ceará.
A cerimônia também marcou o início da produção de carros elétricos pela General Motors no Brasil.
Lula lembrou ainda que, a partir de janeiro, quem ganha até R$ 5 mil de salário ficará isento do Imposto de Renda. Ele destacou que a economia brasileira cresce acima de 3% desde 2023.
“Precisamos fazer o país crescer para que todos participem da riqueza. Por isso, reduzimos o imposto para os trabalhadores, pois no Brasil os ricos pagam proporcionalmente menos que os pobres,” comentou.
Energia renovável
Lula apontou que o Brasil já utiliza 53% de energia renovável, um número superior ao objetivo de 40% que países desenvolvidos planejam alcançar até 2050.
“Por isso, a importância do carro elétrico e da General Motors vir para o Brasil, para mostrar que nosso país é forte,” afirmou.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que a reabertura de fábricas como essa fortalece a indústria automotiva nacional e promove a mobilidade sustentável. Ele lembrou que Lula já reabriu três fábricas do setor e que a produção de carros cresceu bastante.
“Quando Lula assumiu, a indústria automotiva estava em crise, com muitas fábricas fechadas. Mas com o lançamento de incentivos, as vendas aumentaram muito,” contou Alckmin.
Ele também falou sobre o programa Nova Indústria Brasil, que representa uma indústria moderna e inovadora.
Agenda
No mesmo dia, Lula participou da entrega das novas carteiras para professores no Ceará e assinou a autorização para a terceira fase das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na Base Aérea de Fortaleza, com investimento de R$ 181,3 milhões. Essas ações mostram avanços na educação e tecnologia no estado.

