O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, celebrou com grande satisfação a taxa de desemprego de 5,8% alcançada no segundo trimestre deste ano, que é a menor desde o início das medições pelo IBGE. Em evento de entrega de moradias, Lula expressou sua emoção ao comentar esse resultado e ressaltou a importância do trabalho para garantir a dignidade da população.
“Vocês não imaginam o quanto estou feliz em saber que ontem o Brasil atingiu o menor nível de desemprego da história”, afirmou o presidente.
Lula recordou o período em que esteve desempregado por mais de um ano. “Voltávamos para casa cansados e preocupados. Sabemos que o emprego traz uma estabilidade emocional muito importante para as pessoas.”
A taxa de desemprego diminuiu 1,2 pontos percentuais em comparação ao trimestre anterior, que registrava 7%, e também ficou abaixo da taxa de 6,9% do mesmo período em 2024.
Para Lula, o emprego não é importante apenas pela renda, mas porque permite que as pessoas exerçam seus direitos e vivam com dignidade. “Quando alguém trabalha, recebe seu salário e pode realizar seus desejos, como ir ao bar, à padaria ou cuidar dos seus filhos, nada traz mais dignidade ao ser humano”, destacou.
As declarações foram feitas durante a entrega de 1.876 unidades habitacionais em cinco estados do país.