Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista a repórteres na manhã desta quinta-feira (18/12) no Palácio do Planalto. O diálogo ocorreu logo após a reunião ministerial que avaliou os três anos do governo e no mesmo dia da operação da Polícia Federal (PF) que investiga irregularidades no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) e prendeu o ex-secretário executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal.
Transmissão ao vivo:
Na quarta-feira (17/12), Lula participou de um encontro com ministros na Granja do Torto, em Brasília, para fazer um balanço do ano de 2025 e solicitar compromisso para 2026, quando deverá buscar um quarto mandato.
Durante o encontro, o presidente pediu suporte ao seu escolhido para o Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União, reforçou a necessidade de defender o governo e afirmou que, caso o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul seja fechado no fim de semana, ele não será discutido durante sua presidência.
Operação Sem Desconto
A operação “Sem Desconto”, que investiga fraudes no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), prendeu nesta quinta-feira (18/12) Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Aldroaldo Portal, ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência. Ele foi exonerado do cargo e cumprirá prisão domiciliar.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) também foi alvo de buscas em sua residência no decorrer das investigações.

