O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seu pesar neste domingo (14/9) pela morte do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, a quem qualificou como um “grande artista” que marcou diferentes gerações no mundo todo. O pronunciamento do presidente foi feito por meio de uma publicação na rede social X.
“Hermeto sempre nos ensinou a não se deixar dominar pela tristeza. Por isso, exorto o povo brasileiro a celebrar sua trajetória e sua arte”, declarou o presidente. “Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que receberam inspiração da sua música. O Brasil se despede com gratidão desse grande artista”.
O músico faleceu no sábado (13/9), aos 89 anos. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde o final de agosto. A família não divulgou a causa do falecimento.
“Com tranquilidade e amor, informamos que Hermeto Pascoal passou para o plano espiritual, cercado por sua família e por seus parceiros musicais. […] Como ele sempre nos ensinou, não permitamos que a tristeza nos domine: ouçamos o vento, o canto dos pássaros, a água no copo, o som da cachoeira, pois a música universal permanece viva”, declarou a equipe do artista.