A pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 16 de dezembro, indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, seguido pelo governador Ratinho Júnior (PSD).
Esta foi a primeira pesquisa do instituto que não incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos cenários avaliados, devido à decisão do ex-presidente de apoiar seu filho Flávio como candidato.
Nos cenários de primeiro turno, Lula lidera com percentuais entre 34% e 41% das intenções de voto. Já no segundo turno, ele conta com preferência que varia de 44% a 46%, conforme o adversário.
O levantamento entrevistou mais de duas mil pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A coleta dos dados ocorreu entre 11 e 14 de dezembro.
Aprovação de Lula e avaliação do governo
O estudo também mostrou que a aprovação do presidente Lula está estável, com 48% dos entrevistados aprovando sua gestão e 49% desaprovando. Cerca de 3% não souberam ou não responderam.
A aprovação do presidente foi analisada em cinco segmentos políticos: lulistas, esquerda não lulista, independentes, direita não bolsonarista e bolsonaristas. Houve aumento na aprovação entre lulistas e esquerda não lulista, enquanto nos demais grupos a aprovação diminuiu.
A avaliação do governo apresentou variação significativa: a visão negativa manteve-se em 38%, e a positiva subiu três pontos, chegando a 34%, em comparação com novembro, quando foi registrada queda para 31%.
O percentual dos entrevistados que não souberam ou não responderam foi de 3%.

