NICOLA PAMPLONA
Rio de Janeiro, RJ (Folhapress) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (4) que a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, aparenta ser ‘delicada’ e ‘ingênua’, mas tem se mostrado muito capaz na direção da maior empresa estatal do Brasil.
‘Quem vê a Magda, com sua aparência frágil, seu jeito calmo e ritmo tranquilo – às vezes difícil até para mim entender –, poderia pensar que ela não é capaz de administrar uma empresa tão grande como a Petrobras’, disse o presidente.
Ele acrescentou: ‘A surpresa é que a companheira Magda é altamente competente’.
Em discurso durante um evento para anunciar investimentos em refinarias e indústrias petroquímicas no país, realizado na Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, Lula afirmou: ‘Aqueles que subestimam a Magda achando que ela é inexperiente estão enganados, pois ela tem uma mente aguçada e estratégica.’
A Petrobras reuniu diversos projetos aprovados ou em análise em um pacote de 33 bilhões de reais, dando novo impulso ao governo federal, que enfrenta desafios com a aprovação popular.
Durante a cerimônia, Magda ressaltou que sua administração tem seguido a orientação de Lula para contribuir no crescimento econômico do país. Entre as iniciativas mencionadas estão as obras em refinarias e a aquisição de navios construídos em estaleiros brasileiros.
Lula também expressou insatisfação com o fato de os cortes nos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobras não estarem sendo totalmente repassados ao consumidor final e pediu que os órgãos reguladores garantam que a redução seja efetivamente sentida pela população.

