O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma videoconferência na manhã desta segunda-feira (6/10) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Este contato ocorreu após sinais do republicano indicarem uma possível abertura para negociações referentes às tarifas impostas.
Também participaram da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além dos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Fernando Haddad (PT), da Fazenda, e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação.
No fim de setembro, durante a viagem de Lula a Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), os dois líderes tiveram um encontro breve e concordaram em agendar um diálogo para tratar das tarifas de 50% aplicadas pela Casa Branca a produtos brasileiros.
Espera-se que esta videoconferência seja um passo para um encontro presencial entre Lula e Trump, ainda sem data definida. O governo brasileiro avalia a possibilidade de uma reunião em um país terceiro, como a Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).