O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, conversaram por telefone na sexta-feira, 19. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), eles reforçaram a importância do acordo entre Mercosul e União Europeia diante das atuais disputas comerciais e dos desafios ao comércio mundial.
Os líderes expressaram esperança na assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia durante a Cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Brasília, em dezembro. Eles destacaram que esse acordo é estratégico para enfrentar as atuais disputas comerciais e proteger o comércio internacional.
A Secom também informou que Lula e Sánchez discutiram a busca pela Solução dos Dois Estados como caminho para resolver o conflito na Faixa de Gaza.
Ambos repudiaram o deslocamento forçado da população palestina e os planos de ocupação israelenses na região, classificando essas ações como sérias violações do direito internacional.
Um encontro está marcado entre Lula e Sánchez em Nova York, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), previsto para a manhã de quarta-feira, 24. O evento, intitulado “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, contará também com a presença dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai).
Estadão Conteúdo