O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, vão se encontrar no próximo domingo (26/10), durante a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece na Malásia.
Na reunião, os líderes devem tratar dos detalhes para a visita oficial que o presidente brasileiro pretende realizar à Índia em fevereiro do próximo ano. Na mesma viagem, Lula deve participar de um evento sobre inteligência artificial.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esse encontro foi solicitado pelo presidente. Lula pretende convidar Narendra Modi para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA).
Na semana anterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin esteve em Nova Delhi para fortalecer os laços comerciais entre os dois países.
“Existe, com a Índia, uma agenda ampla de cooperação, uma pauta positiva que aproxima dois grandes países do sul global”, destacou o embaixador Everton Frask Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste Asiático do Itamaraty, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (20/10).
Agenda na Indonésia
Lula partirá para a Ásia na manhã desta terça-feira (21/10) para cumprir compromissos durante uma semana. Está marcada uma visita oficial à Indonésia na quinta-feira (23/10), quando serão assinados acordos, incluindo um memorando de entendimento sobre energias renováveis.
No mesmo dia, o presidente participará de um encontro com empresários e fará um discurso no encerramento do fórum empresarial Brasil-Indonésia, com mais de 100 representantes da iniciativa privada presentes.
Além disso, Lula visitará a sede da Asean em Jacarta, capital indonésia, e se reunirá com o secretário-geral do bloco, Kao Kim Hourn.
Compromissos na Malásia
Na Malásia, a principal expectativa é o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião está prevista para ocorrer entre domingo e segunda-feira (27/10), conforme a disponibilidade da agenda do presidente brasileiro.
Lula chegará a Kuala Lumpur na sexta-feira (24/10). No sábado, participará da cerimônia oficial de visita de Estado e receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Nacional da Malásia (UKM).
No domingo, acompanhará a abertura da Cúpula da Asean e terá diversas reuniões bilaterais, que ainda estão sendo confirmadas. Também deve se encontrar com empresários e, na segunda-feira, participará da reunião da Cúpula do Leste Asiático (CLA).