O jornal Financial Times indicou Luiz Inácio Lula da Silva como o principal candidato para ganhar as eleições presidenciais no Brasil previstas para outubro do próximo ano. Essa previsão foi divulgada nesta quarta-feira (31/12) em uma lista de projeções para 2026 feita pela equipe do periódico britânico.
“A menos que haja algum problema grave de saúde de última hora, Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito para vencer as eleições de outubro, mesmo com seus 80 anos”, afirmou o Financial Times.
A recente tensão entre Brasil e Estados Unidos, e a maneira como o líder brasileiro reagiu à imposição das tarifas pelo ex-presidente Donald Trump, são vistos como pontos positivos que fortalecem a campanha de Lula.
Por outro lado, a revista britânica The Economist defendeu, em editorial publicado nesta quarta, que Lula não deve ser reeleito. O texto comparou a idade do presidente brasileiro com a do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, que durante a campanha eleitoral de 2024 enfrentou questões relacionadas à saúde.
“Com 80 anos, apesar de suas qualidades políticas, é um risco para o Brasil ter alguém com essa idade no poder por mais quatro anos. Carisma não protege contra o declínio cognitivo. Lula é apenas um ano mais jovem que Joe Biden no mesmo período eleitoral em 2024 nos Estados Unidos, e isso terminou mal”, escreveu a publicação da The Economist.
Segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 16 de dezembro, o atual presidente do Brasil está na frente nas intenções de voto para a Presidência em todos os cenários, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições do próximo ano.

