26.5 C
Brasília
sexta-feira, 16/01/2026

Lula diz que salário mínimo é baixo e trabalhadores devem lutar por aumento

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
47 %
3.6kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
21 °

Em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira que o salário mínimo atual, reajustado para R$ 1.621, é insuficiente e que trabalhadores precisam se unir ao governo para conquistar aumentos. “O salário mínimo é muito baixo. O que eu estou defendendo aqui é a ideia de que o Brasil deve ter um salário mínimo digno. Todos nós, governo e trabalhadores, temos que lutar para que ele melhore”, declarou Lula.

Lula explicou que o salário mínimo é uma referência para trabalhadores que não têm representação sindical e para aposentados, enquanto outros grupos recebem salários superiores.

Ele ressaltou que é justo o aumento do salário mínimo, pois são os trabalhadores que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Precisamos continuar esforços para aumentar o salário mínimo. O PIB cresce graças ao trabalho do povo brasileiro, então é justo que os ganhos do país sejam divididos com os trabalhadores, que são responsáveis por esse avanço.”

Defesa da CLT

Lula também defendeu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada na mesma época do salário mínimo. Ele comentou que, apesar de a CLT ser considerada ultrapassada por algumas pessoas, inclusive de esquerda, ela continua sendo importante para proteger os trabalhadores.

Medalha comemorativa

Na sexta-feira, Lula participou do lançamento de uma medalha para comemorar os 90 anos do salário mínimo, que foi criado em 1936. O evento ocorreu na Casa da Moeda e teve a presença de ministros, como Esther Dweck, Gleisi Hoffmann e Luiz Marinho, além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Lula explicou que o objetivo da cerimônia não foi valorizar o valor atual do salário mínimo, mas sim destacar a importância da iniciativa do ex-presidente Getúlio Vargas, que estabeleceu um piso salarial para garantir direitos básicos aos trabalhadores.

O presidente também se comparou a Getúlio Vargas como um dos poucos presidentes brasileiros que investiram em benefícios para os trabalhadores.

“Não fizemos essa homenagem pelo valor do salário mínimo, que é baixo no Brasil. Estamos celebrando a ideia do presidente Getúlio Vargas, que em 1936 criou um salário para garantir os direitos básicos dos trabalhadores”, afirmou Lula.

Veja Também