22.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Lula diz que Lava Jato prejudicou a Petrobras e seus funcionários

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
19.8 °
80 %
3.1kmh
40 %
sáb
31 °
dom
32 °
seg
30 °
ter
26 °
qua
20 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira, 9, que a Operação Lava Jato causou grande dano à Petrobras e prejudicou a reputação dos trabalhadores da empresa, dando a falsa impressão de corrupção durante as investigações do Petrolão.

Ele falou isso durante um evento sobre investimentos na indústria naval e petroquímica em Maragogipe, Bahia.

“Eles tentaram acabar com a Petrobras e desvalorizar vocês, trabalhadores. Quem veste amarelo sabe as dificuldades enfrentadas. Vocês foram injustamente chamados de corruptos e tiveram rejeição em vários lugares do país porque tentaram plantar a ideia de corrupção”, declarou o presidente.

Lula também defendeu José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras entre 2005 e 2012, dizendo que ele nunca desviou dinheiro da empresa e é vítima de perseguição até hoje.

“Sou testemunha e garanto que ele nunca tirou um centavo da Petrobras para benefício próprio. Ele foi perseguido e ainda sofre perseguição. Não desistam, eu conheço vocês”, afirmou Lula.

O presidente relembrou ainda o tempo que ficou preso por 580 dias por causa da operação, entre 2018 e 2019. “Não troco minha dignidade por liberdade. Não uso tornozeleira porque não sou mensageiro de ninguém”, disse Lula.

Lula comparou a situação do Estaleiro Enseada do Paraguassu deixada pelos governos anteriores com a destruição causada pelos ataques em Gaza.

“Quem deixou o estaleiro parado deveria ser punido, pois prejudicou o país. Está quase como as ações de Benjamin Netanyahu em Gaza. Isso é causar sofrimento extremo”, afirmou o presidente.

O evento também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, ministros Rui Costa, Alexandre Silveira, Silvio Costa Filho e Luiz Marinho, além da presidente da Petrobras Magda Chambriard e do presidente da Caixa Carlos Vieira.

Estadão Conteúdo

Veja Também