18.1 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Lula diz que isenção maior do IR deve ser compensada por ricos

Brasília
nuvens dispersas
18.1 ° C
18.9 °
18.1 °
76 %
4.4kmh
41 %
sáb
27 °
dom
32 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
24 °

Em Brasília

“O que nós queremos é isentar aquelas pessoas até 5 mil reais e no futuro isentar mais, porque na minha cabeça a ideia é que salário não é renda”, afirmou presidente

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva • 25/09/2024 – Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (11) que a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda deve ser compensada pela taxação dos mais ricos por uma “questão de justiça”.

“O que nós queremos é isentar aquelas pessoas até 5 mil reais e no futuro isentar mais, porque na minha cabeça a ideia é que salário não é renda.

Renda é o cara que vive de especulação, esse sim deveria pagar imposto de renda”, disse o presidente em entrevista à rádio O Povo/CBN, de Fortaleza.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na quinta-feira (10) que uma tributação sobre milionários é uma das alternativas em avaliação no governo para compensar perdas na arrecadação com correções adicionais da tabela do imposto de renda visando aumentar a faixa de isenção.

A promessa de Lula é levar a faixa de isenção para renda mensal de até 5 mil reais. Atualmente, a isenção vale para valores equivalentes a dois salários mínimos, ou 2.824 reais por mês.

CNN

Veja Também