O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 13, que o governo está transferindo a responsabilidade para o Congresso, ou seja, para a Câmara e o Senado, após a assinatura de uma medida provisória para enfrentar os efeitos do aumento de 50% nas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), participaram da cerimônia de assinatura da ‘Medida Provisória Brasil Soberano’, que traz ações iniciais para ajudar empresas e trabalhadores brasileiros prejudicados pela nova tarifa.
Lula assinou a medida no Palácio do Planalto.
Ele ressaltou que crises exigem criação de soluções novas. Segundo ele, grandes invenções surgiram em momentos difíceis, mas lamentou que a justificativa para aplicar sanções ao Brasil não tem fundamento.
Entre as ações anunciadas estão a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões financiada pelo superávit do Fundo de Garantia à Exportação, alterações nas regras do seguro de crédito para exportação, incentivos para compra de alimentos afetados pela tarifa em contratos públicos, e mudanças nos fundos que garantem apoio aos exportadores.