20.5 C
Brasília
segunda-feira, 08/12/2025

Lula discute resposta às tarifas de Trump com Alckmin e ministros

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20 °
83 %
2.1kmh
75 %
ter
22 °
qua
22 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
20 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste domingo (13/7) com ministros no Palácio da Alvorada. A reunião ocorre pouco antes da divulgação do decreto que regulamenta a lei de reciprocidade econômica, que poderá ser usada para enfrentar as tarifas impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Também presente ao evento em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou: “O Congresso aprovou uma lei importante chamada reciprocidade, que diz: ‘O que for tarifado lá, será tarifado aqui’. Essa lei abrange não só tarifas, mas outros aspectos também. É necessário regulamentá-la, o que será feito por meio de decreto que deve sair entre amanhã e terça-feira”.

Além de Alckmin, participaram da reunião autoridades do primeiro escalão do governo federal, incluindo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); o ministro da Agricultura, Carlos Favaro; e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Durante o domingo (13/7), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando o presidente Lula colhendo e degustando jabuticabas. Na gravação, ele comenta que quem come essa fruta típica não fica mal-humorado e promete levar jabuticaba ao americano Donald Trump.

“Eu vim tomar jabuticaba de manhã, porque desafio alguém que coma jabuticaba a ficar de mau humor. Vou levar jabuticaba para você, Trump. Você vai notar que quem come essa fruta num país que a produz não precisa de disputas tarifárias, e sim de muita união e relações diplomáticas”, afirmou o líder petista.

Veja Também