20.5 C
Brasília
segunda-feira, 01/12/2025

Lula: Dinheiro extra do IR vai injetar R$ 28 bi na economia

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20 °
78 %
2.1kmh
0 %
seg
30 °
ter
30 °
qua
27 °
qui
24 °
sex
20 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que os cálculos da Receita Federal indicam que o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda vai adicionar R$ 28 bilhões à economia.

Em um pronunciamento na rádio e na TV, o presidente destacou que essa isenção vai liberar mais dinheiro para o povo, aumentando seu poder de compra e estimulando o consumo, o que ajuda a movimentar a economia.

Segundo ele, isso será um impulso muito positivo para o comércio, a indústria, os serviços e o empreendedorismo, criando mais empregos, oportunidades e renda para o país.

A lei que amplia a isenção do IR foi sancionada por Lula na quarta-feira, 26, e começa a valer em janeiro de 2026, sendo uma promessa de campanha.

Lula ressaltou que essa mudança foi resultado de uma proposta do governo aprovada por unanimidade no Congresso. Ele afirmou que a compensação para essa isenção não virá de cortes em saúde ou educação, mas de impostos maiores para quem ganha mais de um milhão por ano. “O Brasil mudou nessa última semana. Pela primeira vez em mais de cem anos de história do Imposto de Renda, privilégios de uma pequena elite cederam lugar a ganhos para a maioria do povo brasileiro”, declarou.

A um ano das eleições, o presidente lembrou das conquistas do governo nos últimos três anos, como o Brasil estar entre as dez maiores economias do mundo e o salário mínimo ter crescido acima da inflação.

“Graças a essas e outras medidas, a desigualdade no Brasil é a menor da história. Mesmo assim, continuamos sendo um dos países mais desiguais do mundo”, afirmou Lula, acrescentando que a alteração no IR é um passo importante para mudar essa situação, mas é apenas o começo.

Veja Também