NELSON DE SÁ
PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS)
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, anunciou que o presidente Lula falará por telefone nesta quinta-feira (7) com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para tratar sobre as tarifas americanas aplicadas a ambos os países. Em seguida, a intenção é conversar com o líder chinês, Xi Jinping.
Amorim comentou que já esperava essa conversa também com o presidente Xi, citando um telefonema que fez na quarta-feira (6) com o chanceler chinês Wang Yi, responsável pelas relações internacionais do Partido Comunista da China, cargo semelhante ao seu no Brasil.
Ele ressaltou a importância do diálogo entre os países do BRICS, especialmente os três que enfrentam possíveis sanções adicionais por negociações comerciais com a Rússia. Disse que ainda não há data definida para a conversa com Xi Jinping, pois depende das agendas e horários, mas confirmou que ambos os presidentes estão abertos ao contato.
Na quarta-feira, o ex-presidente americano Donald Trump determinou uma taxa extra de 25% sobre as importações da Índia como retaliação pela compra de petróleo russo pelo país asiático. Essa sobretaxa será ampliada para 50% daqui a 21 dias e é vista como uma medida indireta contra a Rússia, já que os Estados Unidos pedem o fim da guerra na Ucrânia.
Fontes da imprensa indiana indicam que Modi deve visitar a China no final do mês, numa viagem que será a primeira em sete anos ao país vizinho, passando antes pelo Japão. Wang Yi deve visitar Nova Déli em breve para definir a agenda do encontro bilateral entre Xi Jinping e Narendra Modi.
Recentemente, a aproximação entre China e Índia incluiu visitas à China do assessor de Segurança Nacional indiano Ajit Doval, do chanceler S Jaishankar e do ministro da Defesa Rajnath Singh.