GABRIEL GAMA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Grupos da sociedade civil estão pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeite o projeto de lei que facilita as regras do licenciamento ambiental, aprovado pela Câmara na madrugada desta quinta-feira (17).
O Observatório do Clima, uma rede que reúne mais de cem organizações ambientais, afirma que essa lei representa o maior retrocesso ambiental desde o período da ditadura militar. “Agora, o presidente Lula tem até 15 dias úteis para vetar o projeto por completo, pois não é possível consertar o texto com correções parciais”, dizem os ambientalistas.
O Greenpeace Brasil também pediu o veto e criticou a aprovação do projeto pelos deputados. “Isso mostra que nossos parlamentares estão mais interessados em enfraquecer a lei ambiental do que em melhorá-la, reduzindo a capacidade do governo de evitar e controlar os impactos das obras em todo o Brasil”, diz o Greenpeace em nota.
“Na prática, é como se permitissem que um médico fizesse uma cirurgia complexa sem a devida preparação e sem consultar o paciente antes”, compara o Greenpeace.