Rio, 16 – Em um discurso sobre os próximos passos do acordo de parceria entre Mercosul e União Europeia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta sexta-feira, 16, que essa parceria é positiva para o fortalecimento da democracia global. “A União Europeia e o Mercosul possuem valores em comum como o respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. […] O acordo a ser assinado amanhã em Assunção, no Paraguai, traz benefícios para o Brasil, para o Mercosul, para a Europa e, principalmente, para o mundo democrático e para o multilateralismo”, afirmou.
Lula reuniu-se nesta sexta com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, antes da cerimônia de assinatura do acordo, que acontecerá no sábado, 17, no Paraguai.
O Planalto espera que o acordo, negociado desde 1999 com os países fundadores do bloco sul-americano — Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai — seja ratificado já no primeiro semestre.
Importância além da economia
Lula enfatizou que concluir as negociações era uma de suas metas principais neste terceiro mandato e que este acordo tem um valor que vai além da economia. “A União Europeia e o Mercosul compartilham valores importantes, como o respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. Mais diálogo político e cooperação garantem padrões elevados de respeito aos direitos dos trabalhadores e a proteção do meio ambiente”, explicou.
O presidente também mencionou que em seu atual governo foram firmados três acordos comerciais importantes para o Mercosul: com a União Europeia, a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e Singapura.
“Seguiremos buscando abrir mais mercados e formar novas alianças pelo mundo, especialmente com Canadá, México, Vietnã, Japão e China”, ressaltou Lula.
Estadão Conteúdo
