São Paulo, 12 – O perfil oficial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo nesta terça-feira, 12, para explicar e defender o Pix, o sistema de pagamento brasileiro. O vídeo destaca que o Pix deu tão certo que agora está incomodando uma das maiores potências do mundo. “É nosso, ninguém toma”, afirma o vídeo.
Essa publicação acontece em meio a uma situação iniciada com medidas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que lançou investigações sobre práticas comerciais que poderiam prejudicar americanos nas relações com o Brasil.
No vídeo, que usa memes e uma linguagem comum nas redes sociais, a narradora explica que o Pix foi criado pelo Banco Central, diferente do que muitos pensam, pois o ex-presidente Jair Bolsonaro não foi o criador do sistema.
“Uma pesquisa rápida mostra que o Pix foi pensado em 2018, antes do governo anterior, e foi criado por servidores do Banco Central, não por presidentes ou ministros. Isso torna a iniciativa ainda mais especial”, diz a narração.
Conforme comprovado, embora o Pix tenha sido lançado em novembro de 2020, na gestão de Bolsonaro, a ideia do sistema começou no governo de Michel Temer, em 2018. Inclusive, Bolsonaro chegou a demonstrar desconhecimento sobre o Pix em 2020.
A investigação dos EUA foi anunciada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos para avaliar se as ações do governo brasileiro são injustas e dificultam o comércio dos EUA.
Embora o Pix não seja citado diretamente, o comunicado menciona serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo.