28.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/08/2025

Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
27.8 °
28 %
5.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
30 °
ter
29 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos para buscar sanções e pressionar pela anistia ao seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e outras pessoas envolvidas nos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Jair Bolsonaro está sob julgamento no STF por uma suposta tentativa de golpe.

Em entrevista ao rádio Itatiaia, nesta sexta-feira (29/8), o atual chefe do Executivo afirmou que Eduardo está mentindo e não deveria continuar no cargo enquanto estiver fora do país.

“Ele [Eduardo Bolsonaro] não pode exercer seu mandato estando fora do Brasil. Já conversei com o presidente [da Câmara dos Deputados] Hugo Motta e com vários deputados sobre a extrema necessidade de cassar o mandato de Eduardo Bolsonaro, pois ele será lembrado como um dos maiores traidores da pátria na história do país”, declarou o presidente Lula.

Nesse contexto, na quinta-feira (28/8), Eduardo Bolsonaro enviou um pedido ao presidente da Câmara, Hugo Motta, solicitando a permissão para exercer seu mandato remotamente. Esse requerimento foi feito após o término da licença parlamentar de 120 dias, concedida a Eduardo e que venceu em 20 de julho. Desde então, o deputado acumulou faltas não justificadas, pois não voltou ao Brasil para retomar suas funções presenciais.

Eduardo Bolsonaro explicou: “Durante o Carnaval, viajei para os Estados Unidos com apenas uma pequena mala, em uma viagem principalmente pessoal. Durante esse período, surgiram informações de que minha atuação internacional estava causando incômodo, ao ponto de discutirem a cassação do meu passaporte e outras restrições. Para continuar com minhas importantes tarefas diplomáticas, optei por permanecer nos EUA em licença não remunerada, um direito garantido a todos os parlamentares.”

Veja Também